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Normalmente a hora de dormir costuma gerar calafrios em alguns pais. Cenas de crianças chorando e correndo de cama em cama são comuns em relatos de pais cansados porque seus filhos tem muita dificuldade para dormir.

De acordo com uma pesquisa brasileira, 1 em cada 2 crianças apresenta alguma dificuldade para adormecer, e 1 em cada 3 crianças apresenta despertar noturno e consequentemente dificuldade para voltar a dormir. Esses dados são vistos na própria prática do consultório quando pais chegam relatando que já não sabem mais o que fazer para ter uma noite de sono tranquila.

Antes de tudo é importante destacar que problemas no momento de dormir são comuns na infância. Não tem nada de absurdo em uma criança acordar durante a noite ou ter dificuldades para voltar a dormir quando acorda durante a noite. O problema nessa história toda é quando isso começa a ser cada vez mais frequente.

Uma noite de sono mal dormida acarreta em problemas de comportamento durante o restante do dia. Aposto que todos já observaram crianças extremamente mal humoradas por estarem morrendo de sono.

Assim como grande parte dos nossos comportamentos, o ato de dormir também é aprendido no decorrer da infância. Por mais que em algum momento todo ser humano vá sentir sono e dormir, todo nosso ritual antes de se deitar é aprendido com o nosso ambiente. Então, comportamentos como:

  • Escovar os dentes antes de dormir;
  • Colocar um pijama;
  • Deitar-se na cama;
  • Cobrir-se;

 

São todos comportamentos aprendidos.

A principal queixa dos pais em relação a hora de dormir das crianças está relacionada a comportamentos inadequados neste processo, como:

  • Chorar;
  • Pedir para brincar;
  • Pedir para deitar-se com os pais;
  • Chamar os pais com frequência;

 

E normalmente isso ocorre em decorrência de falhas no ensino daquilo que chamamo de hábitos de sono. Hábitos de sono são comportamentos prévios ao momento de dormir. Comportamentos estes que antecedem e preparam a criança para dormir como os descritos mais acima.

O problema está no fato de que normalmente estes hábitos são negligenciados pelos pais. Muitas vezes a recusa a se deitar pode estar relacionada com as atividade anteriores que a criança estava fazendo. Na hora que antecede o sono é indicado que a criança desacelere, ou seja, que ela não se envolva com atividades muito estimulantes e que de preferência não tenha acesso a objetos eletrônicos.

Outro hábito comum estabelecido pelos pais é deitar-se com a criança para que ela venha a dormir. No ensino de uma troca de quarto por exemplo, isso é muito comum e traz segurança para a criança, no entanto, é necessário que alguns limites venham sendo colocados para que a criança aprenda a dormir sozinha.

Quando a criança costuma despertar a noite e não consegue voltar a dormir é comum que isso esteja relacionado a forma como ela aprendeu a dormir. Se ela aprendeu que somente com a presença dos pais o sono virá, dificilmente acontecerá algo diferente disso.

A falta de consistência nos hábitos noturnos também interfere diretamente na forma como a criança entende o momento de dormir. Famílias que alternam com frequência sua hora de dormir dificilmente não terá questões relacionadas ao sono das suas crianças. Se o horário de dormir estabelecido para a criança são 22:00 não é funcional que esse horário varie de acordo com o bom humor dos pais.

Então, o que deve-se evitar e o que pode-se implementar ?

Coisas a se evitar

  • Objetos eletrônicos na hora de dormir;
  • Dormir na mesma cama que as crianças;
  • Alimentos doces ou estimulantes nas horas que antecedem o sono;
  • Inconsistência nos horários de dormir;

 

Coisas a se implementar

  • Uma rotina pré sono;
  • Contação de histórias no momento de dormir;
  • Um horário fixo para dormir todos os dias;
  • Ambiente sem ruídos ou estímulos concorrentes;

 

É importante destacar aqui que caso esses problemas na hora de dormir continuem a ser persistentes, vale procurar um profissional para uma avaliação mais detalhada do que pode estar acontecendo.

Espero que essas dicas ajudem a você leitor a ter uma noite de sono mais tranquila.

 

 

 

 

 

 

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